ESMIRNA - Confessante e Martir - EBD

Análise da carta à igreja de Esmirna (Ap 2.8-11)
1. “E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve” (v.8).
a) Um dos pastores da igreja de Esmirna foi Policarpo (69-155), discípulo de João que se tornou um dos mais notáveis pais da igreja. Ele foi queimado sobre o monte Pagus, no ano 155 d.C., por não ter negado a fé em Cristo perante o carrasco romano. Seus algozes queriam que ele dissesse: Kaiser Kurios (“César é Senhor”), mas ele reafirmou que Jesus é Senhor (Iesous Kurios).

b) Por que a carta foi endereçada ao pastor da igreja?
- Deus prioriza o líder. Quem o despreza, despreza o Senhor (1 Sm 8.7).
- O pastor é o responsável perante o Senhor. Deus só não fala com o líder se ele estiver completamente desviado (1 Sm 3.11-14; 28.6).


2. “Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu” (v.8)
— o Senhor Jesus empregou criteriosamente os títulos com que designou a si mesmo, em harmonia com a situação reinante em cada igreja.

3. “Eu sei as tuas obras, e tribulação” (v.9):
a) Jesus sabe qual é a nossa motivação; por isso, no Tribunal de Cristo, seremos julgados segundo a qualidade das nossas obras (Ap 22.12; 2 Co 5.10; 1 Co 3.11-15).

b) A tribulação revela quem é fiel e quem é conveniente (Mt 13.21; 2 Co 1.3-6).

4. “Eu sei a tua pobreza (mas tu és rico)”:
a) Contrastes entre Esmirna e Laodiceia:
- Laodiceia era rica, financeiramente, mas pobre, espiritualmente (Ap 3.17,18). Esmirna era o inverso disso.
- Laodiceia é a cara do mundo. Esmirna é o rosto de Cristo, humilhado e ferido.

b) As razões da pobreza de Esmirna:
- Seu testemunho de Jesus (Mt 5.10-12).
- Crentes procediam, em geral, das classes pobres; muitos deles eram escravos.
- Crentes eram saqueados, e seus bens eram tomados pelos perseguidores (Hb 10.34).
- Crentes rejeitavam os métodos suspeitos, por sua fidelidade a Cristo. E, por isso, perdiam lucros fáceis, que iam para as mãos de pessoas inescrupulosas. Naquela grande cidade comercial, os cristãos podiam ter conseguido uma boa existência, mas aceitaram voluntariamente as desvantagens sociais (Hb 11.23-26).

c) Os que priorizam riquezas materiais tornam-se pobres, espiritualmente (Mt 6.19-21; 2 Co 6.10; Tg 2.5; Mt 19.24; Jo 12.25).

5. “Eu sei a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás” (v.9).
a) Em quase todas as igrejas da Ásia havia os que diziam ser alguma coisa: Éfeso (Ap 2.2); Esmirna (v.9); Tiatira (v.20); Filadélfia (3.9); Laodiceia (v.17). Uma coisa é pensar, parecer e dizer que é isto ou aquilo; outra é ser, de fato (Gl 2.6; 6.3; Mt 7.21-23).

b) Os crentes de Esmirna eram blasfemados, isto é, sofriam acusações levianas dos falsos judeus, que estavam a serviço do Diabo.

c) Os cristãos daquele tempo eram blasfemados (1 Co 4.13) e chamados de:
- Canibais — por celebrarem a Ceia do Senhor (Jo 6.56; 1 Co 11.);
- Imorais — por celebrarem a festa do Agape (cf. 1 Co 11.17-21);
- Ateus — por não se dobrarem ante as imagens de escultura (At 19.26);
- Desleais ao imperador — por chamarem Jesus de único e suficiente Senhor e Salvador (Iesous Kurios). A adoração ao imperador era compulsória.
- Desagregadores da família — por levarem pessoas a mudarem de religião (cf. Mt 10.34-36).

6. Mensagem de encorajamento (v.10):
a) “Nada temas das coisas que hás de padecer” — o Senhor nos livra de todos os temores (Sl 34.4; 1 Jo 4.18; 2 Tm 1.7).

b) “Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados [postos à prova]” — Deus prova; a tentação está contida na provação (Tg 1.12-14; Dt 13.1-4);

c) “e tereis uma tribulação de dez dias” — o Senhor não deixa exceder a medida; nossa tribulação é passageira e suportável (2 Co 4.17,18; 1 Co 10.13; 1 Pe 1.6,7).

d) “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”:
- As igrejas da Ásia que estavam agradando a Jesus foram estimuladas a conservarem a sua posição: Esmirna (2.10); Tiatira (v.25); Filadélfia (3.11). As outras deveriam se arrepender: Éfeso (2.5); Pérgamo (v.16); Sardo (3.3); Laodiceia (v.19).
- Jesus, nosso paradigma, foi obediente até a morte (Fp 2.5-11; Hb 5.8,9).
- A coroa será entregue aos vencedores logo após o Arrebatamento (2 Tm 4.7,8; 1 Pe 5.4; Tg 1.12; Ap 2.10).

7. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (v.11) — palavras transmitidas a todas as igrejas:
a) Mensagem de encorajamento: “Eu sei as tuas obras” ou “Eu conheço as tuas obras” (Ap 2.2,9,13,19; 3.1,8,15).
b) Advertência: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22).
c) Promessa: “Ao que vencer”, “O que vencer” ou “A quem vencer” (Ap 2.7,11,17,26; 3.5,12,21).

8. “O que vencer não receberá o dano da segunda morte” (v.11).
a) Morte, na Bíblia, sempre denota separação.

b) Há dois tipos de morte:
- Morte física — é a separação entre o “homem interior” e “homem exterior” (Tg 2.26; Gn 35.18; At 20.10; 1 Rs 17.22; Jó 27.8; Lc 8.55; At 7.59).

- Morte espiritual:
1) Morte para o pecado (regeneração) — é a separação do pecado, ilustrada pelo batismo em águas (Rm 6.11).
2) Morte em pecados — é a separação de Deus por causa do pecado (Is 59.1,2; Ef 2.1; Lc 15.24).
3) Segunda morte — é a separação eterna de Deus por causa da permanência no pecado (Ap 20.6,14; 21.8).

c) Por que segunda morte? Porque a morte física é a primeira. Nesse caso, quem nasce apenas uma vez, morrerá duas vezes; e quem nasce duas vezes morrerá apenas uma vez (Jo 3.1-7).

Conheça Esmirna, a atual Izmir, na Turquia:


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